Aqueles que não conhecem, não podem deixar de aproveitar as dicas de como fazer CrossFit em casa! É isso aí! Esse esporte vem ganhando destaque no país inteiro, bem como no mundo, e pode ser realizado aí, na sua própria residência! Quer saber mais? Continue a leitura!
Aqui, no Brasil, trata-se de um esporte sensação, com mais de mil academias autorizadas ao trabalho com as técnicas. Só fica atrás dos Estados Unidos, lugar de origem do CrossFit.
O que é CrossFit?
O CrossFit é um tipo de programa que promove treinamento de intensidade, força e todo o condicionamento do corpo. Ele é capaz de proporcionar uma adaptação maior da fisiologia para quaisquer tipos de pessoas, sem que isso dependa de idade ou nível físico. O esporte gera uma otimização da capacidade física humana. Dentre elas, portanto:
- potência;
- velocidade;
- resistência cardiorrespiratória;
- resistência muscular;
- flexibilidade;
- agilidade;
- coordenação;
- precisão;
- equilíbrio.
É uma metodologia de condicionamento físico utilizado em várias academias policiais, de operação tática como o SWAT, por exemplo, e em unidades de exército americano. Campeões do mundo em artes marciais e diversos outros atletas, portanto, são destaques nessa modalidade. Mas isso não significa que o exercício se restringe a esse público. Mães, avós, pais, qualquer pessoa pode realizar essa atividade física.
[wp_bannerize_pro numbers=”1″ orderby=”random” categories=”central-fino”]
O objetivo dessa modalidade de CrossFit é aprimorar toda a parte do condicionamento físico do indivíduo, buscando ou não a perda do peso e uma qualidade de vida destacável.
Dá pra fazer CrossFit em casa?
É possível fazer os exercícios de crossfit em casa, sem dificuldades! Se não puder se deslocar a uma academia ou se não existir esse estabelecimento próximo à sua casa, o ideal é usufruir das seguintes dicas para obter o sucesso almejado!
O que você vai precisar?
- cabo de vassoura;
- colchonete;
- saco de 5kg de açúcar/ arroz.
[wp_bannerize_pro numbers=”1″ orderby=”random” categories=”roupas-central”]
Atividade de CrossFit em Casa
Antes de começar, lembre-se, portanto, que é preciso repetir cada um dos exercícios 10x em uma pausa de 5min.
- Colocar a mão e o peitoral no solo, com os pés lançados para trás;
- Estender os braços, voltando as pernas em posicionamento de início, terminando o exercício com um salto que ultrapasse o saco de arroz ou açúcar;
- Tocar a sola dos seus pés, uma na outra. Encostar o braço atrás da sua cabeça e voltar aos posicionamento de início;
- Levar o saco de 5kg de arroz do ombro até acima da cabeça, sem o uso das suas pernas;
- Empurrar o cabo da vassoura para cima, executando o agachamento o máximo possível;
- Tocar o peito no solo e empurrá-lo como em uma flexão. O público feminino pode ter o apoio no joelho e o público masculino deve ter o apoio dos pés.
CrossFit emagrece?
A modalidade do CrossFit é uma metodologia de treino que foca em condicionamento físico e saúde de quem o pratica. Por meio de uma movimentação funcional contínua e variada em alta intensidade, o intuito é promover melhorias de 10 capacidades físicas do humano, como já citadas anteriormente.
Conforme os especialistas, o esporte auxilia e muito na perda de peso. CrossFit emagrece porque há a possibilidade de alcançar gastos de calorias gigantes em período de execução de atividade física, bem como depois do treino, através de atividade de intensidade alta.
After burn
Há o termo denominado por “after burn” que trata a queima de calorias, ainda que o exercício termine. A duração desse período de queima fica entre 12h a 24h. Através das atividades multiarticulares, como levantar peso, fazer ginástica e os ditos cardiorrespiratórios, é que acontece esse processo. Além de promover o emagrecimento, a prática é considerada uma atividade esportiva democrática.
Tanto homens quanto mulheres podem realizar o mesmo tipo de treino e exercícios. O diferencial está somente nas cargas de cada um. O público feminino costuma treinar com uma quantidade um pouco menor do peso, mas é claro que há exceções!
[wp_bannerize_pro numbers=”1″ orderby=”random” categories=”bolsas-central”]
Exercícios de CrossFit
Antes de entender como fazer CrossFit em casa, é preciso ter em mente que cada aula do esporte tem uma duração estimada de 60min e costumam ser distribuídos em 3 fases:
- o aquecimento e alongamento;
- a técnica – os praticantes realizam o aprendizado e melhoram suas práticas físicas;
- o WOD – do inglês, “Workout of The Day”, que é a realização dos exercícios que aprenderam na fase anterior e de modo intenso, com o período de elaboração reduzido ao máximo ou em maior quantidade de repetições em um tempo específico.
Quem é iniciante, por exemplo, pode encarar o esporte sem medo! De modo geral, o crossfit tem início com 2 aulas essenciais. Elas atuam como um tipo de avaliação e ensinamento para a movimentação base das aulas em conjunto. Nesse momento, os professores fazem a identificação de restrições de exercícios e possíveis dificuldades que o praticante pode apresentar, além de lançar dicas importantes para o melhoramento das práticas.
O praticante permanece a par de todas as questões, identificando a limitação. O boxe, portanto, ajudará, sempre.
Double Under
Pular a corda de forma rápida, de maneira a fazer com que ela passe na parte debaixo dos pés 2x em mesmo pulo. Fazer entre 50 a 100 repetições. Esse exercício equivale, portanto, à corrida, salto de corda e gêmeos nas academias.
Box Jump
Permaneça em pé, em frente a caixa pilométrica de madeira. Num único impulso, saltar para a parte de cima desta caixa. Esse exercício pode ser feito em casa com outro objeto resistente. O ideal é realizar a movimentação com os pés juntos e deixando os joelhos elevados. Esse exercício equivale, portanto, à cadeira extensora, cadeira de flexão e gêmeos, nas academias.
Corrida com Peso
O ideal é correr em ritmo contínuo, realizando, ainda, tiros de velocidade alta. É uma excelente forma de fazer Crossfit em casa! Fazer isso, de maneira a carregar um saco de areia, anilha ou qualquer outro tipo de peso nas suas costas. Entre 400 a 500m ou 3min em média. Esse exercício equivale, portanto, à corrida com abdominal oblíquio e stiff nas academias.
Wall Ball
Segure uma bola de peso em frente a sua face, realizando uma movimentação de agachamento. Depois disso, levantar-se rapidamente, de maneira a impulsionar a bola para a parte de cima e em frente, como se a lançasse feito alvo a 3m de altura. A movimentação deve ser contínua. O exercício equivale, portanto, a agachamento com desenvolvimento e também abdominais nas academias.
Hand Stand Push-Up
Em uma movimentação rápida, portanto, apoiar as mãos no solo e jogar os pés para cima, até que encoste na parede. O corpo deve ter estabilidade, realizando flexão até a cabeça tocar o solo e retornar ao posicionamento de início. Nas academias, esse exercício tem equivalência a flexão, desenvolvimento e extensão lombar da bola.
Gostou das informações e dicas de treino? Compartilhe conosco a sua opinião!